I Love Rock'n Roll - Dia Mundial do Rock!



Os Deuses do Rock!

O Rock surgiu na década de 50 com uma mistura de: Blues, Country e Jazz. Nesse período surgiu Elvis Presley, “o rei do rock”. Bandas famosas como Beatles, Rolling Stones e Pink Floyd surgiram nos anos 60. Foi neste período que surgiu o famoso lema: “Sexo, drogas e Rock’n’Roll.”
O primeiro sucesso do rock brasileiro apareceu na voz de Celly Campello, com Banho de Lua e Estúpido Cupido, na década de 60. Em meados desta década, surge a Jovem Guarda com  Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.
Na década de 70, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como: Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho,  Engenheiros do Hawaii e Os Paralamas do Sucesso. Na década de 1990, fazem sucesso no cenário do rock nacional: Raimundos, Charlie Brown Jr, Jota Quest, Skank entre outros.  

Legião Urbana


Em 13 de julho de 1985, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres e na Filadélfia, o objetivo era o fim da fome na Etiópia e contou com a presença de artistas como Led Zeppelin, Dire Straits, Queen, BB King, Mick Jagger, Scorpions, U2,Eric Clapton e Black Sabbath. Foi transmitido ao vivo pela BBC e abriu os olhos do mundo para a miséria no continente africano.
Em 2005, Bob Geldof organizou o Live 8, com estrutura maior e shows em mais países com o objetivo de pressionar os líderes do G8 para erradicar a miséria do mundo. Desde então, o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock.
Estava pensando no que escrever e lembrei que hoje é o dia do rock, dia perfeito para inaugurar meu blog, não é? Bjo


Nenhum comentário:

Postar um comentário