terça-feira, 7 de maio de 2013

As Sociedades Secretas


Sociedade secreta é uma entidade que reúne um grupo de pessoas com o mesmo propósito: partilhar segredos de um tema específico, que não são revelados a todos. Saiba mais sobre algumas sociedades secretas;

A Ordem dos Templários

Também conhecida como A Ordem dos Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, foi uma ordem de cavalaria militar e existiu por aproximadamente dois séculos na Idade Média, fundada em 1096, na primeira Cruzada. Seus membros faziam voto de pobreza e castidade com o propósito de tornarem-se monges. O sucesso dos Templários esteve vinculado ao das Cruzadas. Sua missão era proteger os peregrinos católicos que viajavam à Terra Santa, no trajeto Jerusalém/Europa.
A Ordem tinha uma forma peculiar de atuar: o peregrino podia deixar uma soma de dinheiro na Europa e tirá-la em outro lugar; mas cobravam uma taxa por isso. Uma lenda conta que os Templários cultuavam a cabeça embalsamada de Cristo, encontrada nos Templos de Salomão.

Os Illuminati

Conhecido como os Illuminati da Baviera, essa sociedade secreta foi fundada na Era do Iluminismo, no qual se inspiravam. Existe uma teoria, que essa sociedade ainda existe e controla os assuntos mundiais secretamente, como uma versão moderna ou uma continuidade dos Illuminati bávaros.
Muitas pessoas acreditam que eles são o cérebro que está por trás dos acontecimentos que levarão ao estabelecimento da Nova Ordem Mundial. Essa ordem, contra a igreja e a monarquia, foi fundada pelo maçom Adam Weishaupt. Seu objetivo era acabar definitivamente com as crendices religiosas e estabelecer o verdadeiro conhecimento. Tinha como objetivo unir a Europa e criar um Governo Planetário. Mas a Alemanha não gostou da ideia de perder o Estado Germânico e acabaram por destruir a irmandade.

O Priorado de Sião

O Priorado de Sião seria uma sociedade secreta fundada em Jerusalém no ano de 1099 que jura proteção a um segredo do Santo Graal, entendido como uma hipotética descendência de Jesus, originada da formação de uma família constituída com Maria Madalena. No ano de 1300, essa ordem teria passado para a clandestinidade com o objetivo de evitar o mesmo fim dos Templários. Michael Baigent, Richard Leigh e Henry Lincoln, autores de O Santo Graal e a Linhagem Sagrada, dizem ter encontrado provas da existência do Priorado.
Foram encontrados dossiês secretos, descobertos em 1956, com informações sobre o Priorado e seus grandes mestres. Seriam membros do Priorado: Leonardo da Vinci, Isaac Newton, Victor Hugo e Jean Cocteau. Ninguém sabe ao certo a verdade sobre esses documentos e sobre a existência dessa sociedade.

A Maçonaria

A Maçonaria é uma sociedade discreta e secreta, de caráter universal, com propósitos humanitários de liberdade, igualdade, fraternidade, aperfeiçoamento intelectual, portanto, uma sociedade iniciática e filosófica. É a sociedade secreta mais conhecida do mundo e teria suas raízes no Antigo Egito. Ela teria surgido nos ritos iniciáticos praticados na Pirâmide de Quéops e, através da tradição oral, foi passada de geração a geração.  É a partir da construção do Templo de Salomão que começa de verdade a história da Maçonaria

O Opus Dei

O Opus Dei  foi fundado pelo sacerdote espanhol Josemaría Escrivá em 1928. Ela dá aos seus membros o direito de seguir ordens do prelado (o líder máximo do Opus). É como se o grupo fosse um braço independente da Igreja, que não deve explicações a mais ninguém além do papa.
Escrivá afirmava ter tido uma visão depois de ordenado: homens e mulheres realizando a “Obra de Deus” e mudando os rumos da história. O Opus Dei colecionou muitos críticos. Alguns de seus detratores mais radicais chegam a chamá-lo de “máfia santa” outros o acusam de ser “uma Igreja dentro da Igreja”, com poderes excepcionais e muito dinheiro sendo colocado a serviço de um conservadorismo atroz.

Fonte: Site Terra/Eunice Ferrari e Revista Superinteressante.


Esse post surgiu de uma conversa maravilhosa eu tive com um historiador. Como sou fã de história e o Alex  estava falando sobre este tema, aproveitei para me informar mais sobre o assunto, e adorei!




2 comentários:

  1. E aí, Yana!!

    Essas sociedades secretas (não tão secretas, afinal, sabemos sobre elas! rs) é um assunto que dá muito pano pra manga. E tem outras também, como a ordem Rosa Cruz. Muito interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh sim Edú! Dá muito assunto, já pensei até em outro post! rs
      Obrigada pela força, bjo!

      Excluir