Bem vindos a Valença, minha terra!



Imagem da Câmara Municipal de Valença





Valença é uma cidade colonial da segunda metade do século XVIII, às margens do Rio Una situada na região baiana denominada Costa do Dendê.
A cidade detém um valioso patrimônio arquitetônico, cultural e artístico, além do natural, nas igrejas que guardam imagens sacras dos séculos XVIII e XIX, nos sobrados coloniais ou nas ruínas da antiga fábrica de tecidos Nossa Senhora do Amparo, a primeira instalada no Brasil, sucedida hoje pela Companhia Valença Industrial. Em consequência da antiga fábrica, surgiu a primeira rede hidráulica da Bahia, quando foi instalado o primeiro gerador movido pela força da água, na Usina Candengo, em 1908.



Valença tem forte tradição na pesca e navegação, abriga alguns  dos principais estaleiros navais da Bahia. Aqui foi construída a réplica da caravela Santa Clara (mais conhecida por Niña), da esquadra de Colombo, para os festejos do aniversário do Descobrimento da América.
Fora do perímetro urbano as belezas naturais de Valença são incontáveis. Cachoeiras, serras e ilhas estão disponíveis em deliciosos passeios ecológicos. Além disso, Valença também é um dos mais fáceis acessos até o complexo turístico de Morro de São Paulo e Boipeba.  A Praia de Guaibim, a 18 quilômetros do centro da cidade é, sem dúvida, a principal atracão. O local tem vida própria e conta com infraestrutura voltada para o turismo, como hotéis, pousadas, bares e restaurantes. E aí, gostaram? Aguardo sua visita! Bjo





Distância de Valença para algumas capitais

Salvador: 264 km
Goiânia: 1.732 km
São Paulo: 1.856 km
Rio de Janeiro: 1.543 km
Belo Horizonte: 1.266 km
Brasília: 1.523 km




3 comentários:

  1. um pessoa que mora nuna cidade dessa vai reclamar de que?

    ResponderExcluir
  2. ô vidão!!! Linda Valença! Flor

    ResponderExcluir