A Solidão...


Vivendo numa das maiores e mais populosas cidades do mundo ou trabalhando num escritório rodeado de pessoas, ainda assim podemos sentir profunda e esmagadora solidão. Apesar dos avanços do século XXI vivemos numa sociedade de pessoas solitárias. Uma pesquisa constatou que 15% dos entrevistados sentiam-se solitários a maior parte do tempo; 78% sentiam solidão pelo menos parte do tempo e apenas 6% disseram jamais ter se sentido sozinhos. Examinemos algumas causas comuns da solidão e sugestões de como lidar com ela.
Algumas Causas de Solidão...
. Transições na vida – A vida envolve uma série de transições que vai desde o nascimento, passa pelo primeiro contato com a escola, formatura, primeiro emprego, casamento, paternidade, até à aposentadoria. Toda mudança na vida carrega a tendência para a solidão.
. Separação – Podemos possuir todas as coisas e ter todo o dinheiro do mundo, mas estar sozinho numa ilha e sentir-se miserável. Fomos criados para estarmos uns com os outros. Alguns mudam de casa e ficam sem raízes. Separações em razão de convocações militares, carreira, doenças, divórcios ou morte podem provocar solidão.
. Rejeição – Quando somos traídos, esquecidos ou abandonados, podemos sentir solidão. Uma de nossas maiores necessidades é a de sermos aceitos. Rejeição causa solidão.
Lidando Com a Solidão
. Utilize seu tempo – Resista à tentação de não fazer nada. Use seu tempo para cuidar de suas necessidades físicas, alimentando-se corretamente, exercitando-se, passeando e cuidando de sua aparência.
. Cuide-se mental, espiritual e socialmente – Não fique viciado em televisão. Leia bons livros e revistas.  Cuide de suas necessidades sociais, cultivando amizades. Tome a iniciativa, mas seja generoso e paciente.

. Minimize o sofrimento – Não fique remoendo o sofrimento em sua mente. Não se torne amargo nem rancoroso. Ninguém gosta de ficar perto de pessoas cínicas ou ressentidas. Aborde o problema, lidando com ele.
Texto de Ken Korkow, com adaptações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário