Os 5 anos da Lei Maria da Penha

Desde a criação da lei Maria da Penha (Lei n° 11.340/2006), a penalização contra a prática de violência doméstica e familiar contra a mulher tornou-se mais rigorosa, além disso, deu mais segurança às milhares de mulheres que passaram a ter coragem para denunciar a violência que sofriam. As denúncias podem ser feitas através do Disk Denúncia 180 ou em quaisquer postos de Delegacias da Mulher do seu município ou estado. A lei sancionada pelo ex-presidente da república Luís Inácio Lula da Silva há quase cinco anos atrás prevê a erradicação da violência contra a mulher, de todas as formas de discriminação contra a mesma, além da punição de quem pratica tais atos.
De acordo com a Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM, em cinco anos foram registrados 237.271 casos diretamente relacionados com a lei, sendo que destes, 141.838 registros correspondem à violência física; 62.326, à violência psicológica; 23.456 à violência moral; 3.780, à violência patrimonial; 4.686, à violência sexual; 1021, ao cárcere privado; e 164, ao tráfico de mulheres, além de 4.060 ligações que denunciavam ameaças e 18.320 casos de lesão corporal leve.
Apesar de ainda faltarem estrutura e investimentos para o suporte da lei, governo federal espera que com a validação da lei no Supremo Tribunal Federal (STF), a mesma ganhe mais força e se torne mais eficiente para o combate à violência contra a mulher. Assim, grande parte dos casos que não são resolvidos por julgarem a lei como inconstitucional, poderão enfim ser solucionados e com isso, centenas de mulheres se sentirão encorajadas e seguras para usar o 180.
Quem pratica violência contra a mulher deve ser punido não apenas financeiramente, mas também socialmente, e é isso que está previsto na lei Maria da Penha. No entanto, milhares de mães e filhos ainda sofrem com a violência doméstica, por não conhecerem seus direitos ou por medo de denunciar, esse é o maior desafio das entidades responsáveis pela total implementação da lei.


"Agredeço imensamente a todos que estão ajudando divulgar o objetivo da Lei Maria da Penha, a fim de garantir um futuro sem violência para nossas filhas, netas…Ou seja, nossas descendesntes através da prevenção e proteção da mulher em situação de violência doméstica." Maria da Penha Maia Fernandes

Texto do site, Resumo do Dia.

2 comentários:

  1. É sempre bom ter um canal em que se possa ter informações úteis, sobre assuntos em que poucos dão importancia, porem seu blog yana esta ficando cada vez mais informativo e ajudando pessoas a se inteirarem dos assuntos, parabens e continue assim, essa noticia sobre a lei Maria da Penha é de bastante utilidade, e tambem me ajudou, vai q um dia posso ajudar alguem com essa informação rs rs as estatisticas são impressionantes mesmo.

    parabens yana

    Alcides Neto

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querido, fiquei até emocionada, viu?? Eu já passei por algo assim e não fiz nada, por vergonha e falta de informação! Não quero que outras pessoas sofram da mesma forma que eu sofri!
    Bjo!

    ResponderExcluir