sábado, 9 de junho de 2012

Os cuidados com uma gravidez após os 35 anos.


O período ideal para a mulher engravidar é entre os 20 e 30 anos, mas de acordo com  ginecologistas a partir dos 35 anos os óvulos já estão em um processo avançado de envelhecimento, e as mulheres que desejam engravidar devem fazer um acompanhamento ainda mais rigoroso. O que acontece na maioria das vezes é que quando o casal não consegue ter filhos de imediato, devido à correria do dia a dia, acaba deixando esses planos de lado e quando decide procurar um médico, a mulher já passa dos 34.
Os médicos mandam um alerta para as mulheres que têm uma vida sexual ativa sem uso de preservativos e não conseguem engravidar no prazo de um ano, é preciso procurar um médico, pois quanto mais o tempo passa, mais difícil é a fertilização. Isso ocorre porque os óvulos, assim como uma célula como outra qualquer, vai envelhecendo e perdendo sua funcionalidade. Com isso, a dificuldade de engravidar aumenta e há maior incidência de patologias associadas à gravidez, como hipertensão e diabetes. Outros fatores que atrapalham bastante a implantação do embrião são a miomatose uterina e a endometriose, também comuns a partir dessa idade.
Além disso, há um índice maior de prematuridade e aborto espontâneo em gestantes acima dos 35 anos, assim como uma restrição do crescimento do feto, por isso há uma maior incidência de doenças genéticas como a Síndrome de Down, a partir dessa fase.
Por outro lado, o que acontece na sociedade atual é que a mulher tem muito mais suporte para ter uma gravidez a partir dos 35 anos, quando atinge a maturidade financeira, pessoal e profissional. Mas, ao considerar esta opção, engravidar entre 35 e 40 anos, a mulher deve ter em mente que uma série de cuidados extra são necessários, começar o pré-natal cerca de seis meses antes de engravidar, fazer exames e tomar ácido fólico, são alguns deles.

Fonte: Resumo do Dia

2 comentários: