terça-feira, 23 de abril de 2013

O Rock continua na moda?

Quando o rock surgiu no cenário americano em meados dos anos 50, foi parar no topo das paradas de sucesso e empolgou toda uma geração de adolescentes e adultos, sedentos por uma nova visão de vida, atitude, e claro, moda.
Tachas, rebites, correntes, botas acima do joelho, paetês, tecidos metalizados, camisetas com estampas de banda, camisas xadrez, muito preto e os maiores símbolos dos roqueiros: as jaquetas de couro, que viraram hit, e peças de couro, em geral, caíram no gosto de fashionistas e tomaram conta das ruas e das passarelas. Mas, no final é tudo atitude! ♥

 
A era de ouro. Elvis Presley, seu topete e o estilo pin-up apareceram para fazer a América dos anos 50 se apaixonar. Vestidos de bolinha, jaquetas de couro, cintura bem marcada, delineador e batom vermelho coroaram o Rockabilly.

 

Jimi Hendrix, The Who, Janis Joplin e Beatles lá nos anos 60 e 70 fizeram o mundo mais livre e mais louco. O Rock Psicodélico estourou com o Festival de Woodstock e espalhou a onda de “Paz e amor”! E para os guarda-roupas, trouxe as calças flare, cores vivas e formas geométricas. Junto ao Psicodélico, nos anos 70, surgiu também o Rock Progressivo de Pink Floyd, Rush e Genesis.

 
O Hard Rock foi a comercialização do Rock’n Roll. Kiss, Queen, Van Halen e Deep Purple aceleraram os acordes, pesaram a mão na guitarra e apostaram no cabelão cheio de volume! Nos palcos, as roupas variavam do total black até o colorido e metalizado.

Lá nos anos 80, duas vertentes de Rock se formaram: Punk Rock, liderada por Sex Pistols e Ramones, músicas rápidas e cheias de críticas (God save the Queen, que o diga, né?), e New Wave, com Devo, David Bowie, The Police, Duran Duran e harmonias com sintetizadores, para dar a ideia de um som futurista. E isso tudo se refletiu nas roupas. Cores fortes, neon, brilho, estampas. Tudo ao mesmo tempo.

 
Na década de 90, os looks que eram considerados futuristas, se tornaram over. Nirvana, Pearl Jam e Nickelback marcaram o Rock Grunge. Jeans rasgado, camisa xadrez e camiseta branca. Minimalismo cheio de atitude! 
O Rock Alternativo chegou com os anos 2000. E até hoje é difícil classificar o que é alternativo. Tem Indie, Dance-Punk, Love Metal, Folk e muitos outros subgêneros. E como representantes desse movimento cheio de influências de todos os cantos, REM, Arctic Monkeys, Franz Ferdinand e The Strokes se saem muito bem. Na moda, todas as referências se juntaram!
E aí, você curte Rock? Qual é o seu gênero preferido? 

Texto do site Kipling Fanpage


Você já curtiu o Resenha Chic no Facebook? Clique aqui e fique por dentro das novidades! :D

2 comentários:

  1. Flor, vou ser sincera, adoro todos estes estilos, eu adoro tudo que é retrô, acho o máximo, e usaria todos com certeza. Lindo!!

    Xoxo!!:)**
    ❤ Meu Mundo Fashion ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu tb! Jeans, couro, bolinhas... amo tudo! rs
      Vlw querida!

      Excluir