Não Foi Acidente, uma campanha pela vida!

A campanha Não Foi Acidente foi criada por Rafael Baltresca, que teve sua mãe e irmã atropeladas e mortas por um carro em alta velocidade na cidade de São Paulo, em setembro de 2011. O detalhe é que elas estavam em cima da calçada quando foram atropeladas por um carro a cerca de 100 km/h (numa via onde a velocidade máxima permitida é 70 km/h). Imagine?
O atropelador, Marcos Alexandre Martins, se recusou a fazer o exame do bafômetro, mas fez exame de sangue. No BO, testemunhas afirmam que Marcos estava embriagado no momento do acidente.
Abalado com a tragédia, Rafael Baltresca criou o movimento Não Foi Acidente, com o objetivo de alterar a legislação e deixá-la mais severa para quem bebe e dirige.

Pontos Importantes em Nosso Projeto de Lei:

  • O exame de sangue (ou bafômetro) não seria mais necessário, pois, com a análise clínica de um médico legista ou de alguém que tenha fé pública já poderia ser aferido a embriaguez. Neste caso, o condutor poderia usar o bafômetro a seu favor, se interessado;
  • O crime de trânsito continuaria como homicídio culposo, porém, a pena seria aumentada caso fosse provada a embriaguez do motorista (de 5 a 9 anos de reclusão);
  • Mesmo se não houver homicídio, a pena seria aumentada quando provada a embriaguez do condutor do veículo. 
  • Veja o projeto de lei em detalhes aqui.
A Campanha

O problema é que o Projeto de Lei não pode ser encaminhado à Câmara dos Deputados em Brasília sem antes ser assinado por 1% (um por cento) do eleitorado brasileiro. São necessárias 1 milhão e 300 mil assinaturas para que este o projeto possa ser votado pelos deputados e senadores.
Para conseguir as assinaturas, Rafael criou uma petição on-line a fim de poder enviar este Projeto de Lei para a Câmara. Funciona de uma forma bem simples; Só precisa ter boa vontade e o título de eleitor. Até agora (Setembro/2012), já assinaram a petição quase 614.102 mil pessoas. Ainda faltam mais de 685.898 mil assinaturas para que o Projeto de Lei chegue ao Congresso. 

Você Pode Fazer Parte! 

Compartilhe!

Você pode fazer parte dessa campanha ativamente! Ajude-nos a conseguir as 1.300.000 assinaturas. Espalhe essa campanha para seus amigos ou em sua empresa. Publique em seu site, blog ou compartilhe nossos endereços em suas redes sociais!

* Texto extraído do site Não Foi Acidente, com adaptações.

"Seja cidadão: Assine, compartilhe e faça parte desta mudança. Eu já fiz a minha parte, divulguei e assinei a petição, peço sua ajuda também". Yana Garcia

8 comentários:

  1. Olá,minha amiga Yana,queria agradece pelos selinhos de blog.que vc mim mandou,acabei de te mandarv tambem agora,no meu blog como postagem.
    Boa tarde,que deus nos permita a manha agente conversar.

    ResponderExcluir
  2. Olá querido! Obrigada pelo carinho, viu?
    Vou ver agora, bjoo!

    ResponderExcluir
  3. Vi isso no programa CQC e realmente é muito relevante essa lei, parabéns pelo incentivo no blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Você, como sempre, super ligada hein? Ótima iniciativa! Já está assinado.
    Bjo!

    ResponderExcluir
  5. Bela campanha! Parabéns pela iniciativa! Amei o seu blog :) , Parabéns! Ja virei seguidora!
    Eu também tenho um blog de moda, com looks do dia, dicas de make,e tudo que nos mulheres adoramos! Se tiver um tempinho da uma passadinha por la! E se puder seguir tbm! Ficarei muito Feliz!
    **Blog**
    Obrigado! Bjao ;* E uma ótima semana pra você ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida! Vou passar lá agora, bjoo!

      Excluir