Alimentos que ajudam a emagrecer?



Sim, eles existem e são chamados de alimentos termogênicos. A explicação é simples, eles têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e fazendo com que você perca calorias ao consumi-los.
Associados a atividades físicas seu efeito é ainda maior. Mas, para isso, o consumo desses alimentos deve ser frequente, incorporados ao seu dia a dia.
Alimentos como gengibre, chá verde, pimenta vermelha, pimentão, canela, Omega 3 (óleo presente na sardinha, arenque, salmão e linhaça) e chá de Hibiscus, podem ajudar você a emagrecer de uma forma bem saudável. Veja como é fácil incorporar os alimentos na sua dieta:

Chá Verde: Para fazer efeito tem que tomar quatro xícaras por dia, mas como muitos não gostam do sabor, fica mais fácil consumir em cápsulas. Não é indicado para hipertensos e se você têm dificuldade para dormir, evite usa-lo até 16h antes de deitar.

Chá de Hibiscus: Tomar quatro xícaras ao longo do dia, quente ou gelado. Além do que é uma ótima saída para quem tem vontade de beliscar durante o dia. Para cada litro de água filtrada, usar uma colher de sopa da flor desidratada, que pode ser encontrada em lojas de produtos naturais.

Gengibre: Vale tomar logo pela manhã batido em um suco verde. Exemplo: uma maçã, uma folha de couve e uma colher de chá de gengibre, tudo batido no liquidificador. Essa é uma forma rápida e que ainda leva o consumo de mais dois alimentos que ajudam a emagrecer. A couve é rica em magnésio (mineral anti-obesidade) e a maçã contém uma fibra chamada pectina que fornece saciedade e ajuda a varrer as toxinas do organismo.

Omega 3: A sardinha que quase todo mundo despreza é uma das campeãs na concentração de Omega 3. A linhaça contém Omega 3 e ainda possui fibras que fazem o intestino funcionar melhor. Pode ser consumida com uma fruta, tipo banana amassada ou papaia ou até acrescentada àquele suco verde citado anteriormente (usar uma colher de sopa).

Pimenta Vermelha: Misturada na comida, cada vez a sua tolerância ao sabor ardido vai ficando maior e você vai aumentando o seu consumo. Ela também é um excelente anti-inflamatório natural.

Pimentão: Pode ser consumido na comida do dia a dia, cru, em molho à campanha para a salada, carne ou frango, batido na sopa, grelhado ou pimentão recheado com carne moída.

Canela: Pode ser consumido com banana cortada em rodelas, ou com compota de maçã cozida com um pouquinho de mel, ou com abacaxi assado… Fica uma sobremesa deliciosa, light e fácil de fazer!

Texto da Nutricionista Carolina Ribeiro, para o site Animale/Territorio Animale.

2 comentários: