segunda-feira, 29 de julho de 2013

Os 10 piores alimentos para a saúde

Quem nunca ouviu falar a seguinte frase: Você é o que você come! Sabemos que para ter saúde devemos evitar alguns alimentos. E quais são esses alimentos? O que evitar?
Para tirar algumas de nossas dúvidas, a nutróloga Liliane Oppermann mostra quais são os piores alimentos para a saúde. Ela também dá dicas para diminuir os efeitos nocivos causados pelas guloseimas.
A lista, que foi elaborada por uma pesquisadora da Sociedade Internacional de Medicina Ortomolecular do Canadá, conta com as guloseimas que você deve deixar de fora da dieta.


1. Refrigerante diet

Muita gente se engana com as versões zero, achando que elas são melhores para a saúde. No entanto, isso não é verdade: “o zero significa zero calorias, mas não zero sódio. Esse alimento vai sobrecarregar os rins, aumentar a hipertensão e é zero nutrientes. Só tem o potássio, mas o excesso de sódio tira seus benefícios”, explica.

2. Refrigerante

Esse vilão é bem conhecido, já que tem excesso de açúcar, com quase 10 colheres de sopa por copo. “Quem toma está também deixando de preencher o estomago com vitaminas e outros nutrientes, presentes nos sucos”, complementa a nutróloga. 

3. Rosquinha frita (bolinho de chuva)

“Ele tem também a substância acrilamida e é acrescido de açúcar, com 30% da composição de gordura. A versão caseira, que você vai colocando quanto açúcar quiser, é ainda pior que a industrializada”, adverte.

4. Cachorro quente

O alimento pode ser um verdadeiro problema para sua dieta, por conta da salsicha, que é um alimento embutido. “Esses embutidos têm nitritos e nitratos, também considerados cancerígenos. É preciso pensar que apesar de gostar de algo, é preferível estar saudável e longe desses riscos, que são ainda maiores se a pessoa tem histórico na família”, lembra.
Se você não consegue deixar de comer essa delícia, que tal torná-la mais light? “Você consegue encontrar o pão de hot dog na versão integral, a salsicha de frango e optar por um catchup light. Ao invés do refrigerante, tome o suco natural”, diz Liliane.

5. Bacon

“O bacon só tem gordura saturada e excesso de sódio, que é ruim e aumenta problemas de hipertensão. Hoje você tem essência de bacon, e pode optar por ela ou por uma quantidade mínima de bacon só para dar sabor”, diz Liliane.

6.  Salgadinho de batata

Além dos problemas já apresentados nos salgadinhos de milho, o de batatas também tem a acrilamida, que pode aumentar as chances de desenvolver câncer.

7. Batata frita

“A batata é tão saudável, mas quando frita você puxa muita gordura e acaba usando também muito sal. Ela tem a acrilamida, formada no processo de aquecimento do óleo e que acaba sendo cancerígena”, adverte. Se você gosta muito, a dica de Liliane é cozinhar as batatas, cortá-las no formato palito e levar ao forno para dourar, deixando crocante e muito parecida com a versão frita.

8. Pizza congelada

“A pizza congelada tem mais conservantes para ter uma durabilidade maior. O sal ajuda a conservar, e ainda junta com o excesso de gordura dos recheios, como a calabresa e o requeijão. As pessoas ainda põem óleo, um monte de azeite por cima, o que deixa ainda mais calórico”, adverte a nutróloga. Você não precisa riscar de vez esse alimento, mas pode optar por opções mais leves de recheio. “Opte por pizzas feitas na hora, e ingredientes como escarola, atum, frango com milho, e evite o excesso de queijos. Não comer a borda já reduz em 40% as calorias”, ensina.

9. Salgadinho de milho

Apesar de muito apreciado naqueles momentos de pressa, esse petisco pode trazer sérios danos. “O excesso de sódio é muito prejudicial e as pessoas trocam uma refeição por esse tipo de alimento, e ainda o acompanham com refrigerantes. Tem que ficar de olho nas prateleiras, procurar opções com baixo teor de sódio, com corantes naturais e maneirar na quantidade”, indica.

10. Sorvete

O menos agressivo entre os dez piores alimentos é uma sobremesa que muita gente acredita ser leve: o sorvete de massa. “O sorvete tem muita gordura trans. Já temos alimentos onde se retira essa gordura, mas no geral aquele sorvete básico é feito com muito corante e muita gordura. A gente ainda pode piorar isso se colocar pequenas caldas, como a de caramelo, chantilly e um excesso daqueles chocolatinhos coloridos por cima. Se você optar por opções mais leves, como aquele frozen de iogurte, com baixo teor de gordura, ou o normal, mas de frutas já é melhor”, explica Liliane..

Texto do site Daquidali

6 comentários:

  1. Menina, parei com isso. Fã mesmo só do refri. :( Abandonando gereal

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  2. Adorei o post, bem informativo.
    Mas tem que ser MUITO forte pra resistir a tudo isso, né? hahhahaha AMO sorvete.

    Beijo,
    tammycezaretti.blogspot.com.br

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    1. Ah, nem me fale!! Tudo que é gostoso, faz mal! kkk
      Obrigada querida! bjo

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  3. Ai, é tão difícil seguir uma dieta rígida assim. Amo tudo isso aí! :(


    Martha

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    1. Nem me fale, amo tudo tb. E sofro como vc! kkk
      Vlw!

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